quinta-feira, 24 de março de 2011

O sonho de Yohji Yamamoto

"Minha vida inteira eu me senti confortável no preto, e não na claridade. Quietude. Eu nasci na Tokyo pós-bombardeada, então talvez essa seja minha raiz: a Tokyo em ruínas." Diz Yohji Yamamoto em "This Is My Dream", documentário dirigido por Theo Stanley no qual coincide com os 10 anos de sua marca Y-3. O filme mostra o processo de criação da coleção de primavera/verão 2010 e mostra as origens de Yohji, além de explorar a parceria com a Adidas. Incrível, né? Fiquei muito curioso e assistirei com certeza!



Aproveitem também pra assistir a entrevista de Yohji para o projeto In Conversation da SHOWstudio, no qual ele cita como que começou o interesse por moda e ainda dá dicas aos novos estilistas da atualidade.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Ballet de Outono



Hoje começou oficialmente a estação do outono aqui no hemisfério sul, e desde o fim de semana já vem feito um leve friozinho. Sem chuvas com dias ensolarados e frescos, e noites frias. O outono é a minha estação preferida pra me vestir.
Nesse primeiro look de outono eu me inspirei em bailarinos, que na verdade é um tema que ficou na minha cabeça desde que assisti o desfile da última edição do Fashion Rio da Maria Bonita Extra. A peça-chave que usei pra delinear essa inspiração foi essa calça de hipismo que uma amiga me deu de presente (ela usava quando praticava o esporte na infância). A regata era um suéter de moletom mescla que eu cortei, e por cima vesti um suéter de lã bem antigo que na verdade era da minha mãe, e que eu amo de paixão.
Pra não ficar tão simples eu usei esse colar de coruja que achei andando nos antiquários do Parque da Redenção.
Falando nisso preciso dar uma garimpada pelos brechós de Porto Alegre...

domingo, 20 de março de 2011

Meu Moleskine: McQueen

Alexander McQueen S/S 2007, moleskine
"McQueen" (2010) Colagem e aquarela por mim, no meu moleskine

O vestido da foto que usei nessa colagem é pra mim o vestido mais lindo que Alexander McQueen criou enquanto vivo, apesar de fazer parte de uma coleção que não é a minha favorita. Acho lindíssimo o modo como as cores das flores fazem um link direto com essas chícaras de chá também floridas. Toda a aura do vestido em si é como tomar um chá de camomila numa tarde de primavera.
A perfeição do vestido em movimento no vídeo-tributo feito por Nick Knight com trilha produzida pela Björk consegue superar o momento em que Tanya Dziahileva entra na passarela desfilando-o como o último look que arremata a coleção de Primavera/Verão 2007.
Pra quem não conhece o vídeo, é um must-see. E pra quem já viu, é difícil não se emocionar assistindo novamente:

segunda-feira, 14 de março de 2011

O outono/inverno de Missoni

Agora que as semanas de moda de outono/inverno já passaram tá dando pra ir digerindo algumas idéias e ir formando opiniões sobre as coleções que foram desfiladas em NY, Londres, Milão e Paris.
Apesar dos que já são cliché eu comentar (que são os mais dark como Rad Hourani, Gareth Pugh, Rick Owens, Ann Demeulemeester etc) alguns chamaram a minha atenção e até me surpreenderam. Eu sou muito apegado a detalhes, quando me interesso por alguma coleção eu vou observar logo em zoom o que se passa despercebido. Na verdade esse é o principal motivo que me fez falar sobre o desfile do post de hoje.

Missoni, Fall, Winter, 2011, Milan, Fashion Week

A coleção da Missoni foi a que mais encantou meus olhos. O que me conquistou de primeira vista foi a cartela de cores colorida em tons suaves para o inverno, e depois os tricôs que são fascinantes! Em tramas abertas quase transparentes ele aparece em fios de lã espessos, e só de olhar já dá pra imaginar o quão fofinho e quentinho deve ser vestí-los.
Em tom de sonho a coleção apresenta uma silhueta que eu gosto muito, que é o top pesado contrapondo com as saias longas e fluidas. Há também um certo tom urbano no styling que faz referência às jovens japonesas. A mistura é o ponto forte, tanto nas texturas quanto nas estampas que vão do floral bordado ao pied de poule, passando também pelo python apresentado em diversas cores empregados em casacos, botas e bolsas de mão.

Missoni, Fall, Winter, 2011, Milan, Fashion Week

Até a maquiagem me ganhou com os olhos simples e a boca vinho. Confesso se eu fosse mulher já estaria providenciando o make para o outono! Sem falar que já estou me preparando para voltar a tricotar pra me proteger do frio que vem por aí.

Concluindo, esse desfile inspira muito a deixar de só usar tons escuros nos looks invernais, não acham?

Well made, congrats Margherita Missoni!

sexta-feira, 11 de março de 2011

SHAKETHATKITTY mixtape


As mixtapes que eu postava no antigo blog era o que eu mais gostava de fazer, e pelo feedback que eu sempre tive, também era o que os leitores mais gostavam de ver por lá. Aqui elas não serão diferentes, todas terão uma fotografia feita por mim na capa. Dessa vez quem está estrelando na foto é o meu gato que eu chamo de gato, e só tem nome na ficha do veterinário (lá ele se chama Pablo). Como o nome já sugere, a seleção de músicas está BEM dançante e é composta basicamente de remixes.

Apertem o play e aproveitem!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Um look de feriado...

Chapéu Renner / Óculos Urban Outfitters / Colar ASOS
Camiseta Vintage Uni / Anel ASOS / Calça SHOP126 / Botas Renner


Look de não-carnaval que usei neste feriado, que aliás foi o melhor não-carnaval que já tive com amigos. Os acessórios são os meu preferidos, dá uma olhada:


Os óculos comprei online na Urban Outfitters há um tempo atrás. O anel e o colar são a minha nova obsessão, comprados na ASOS pelo Gui, que me deu de presente de três anos de namoro.


Essas botas curtas de couro foram o melhor achado que já fiz na Renner! São da nova coleção e são femininas, o saltinho é do tamanho ideal e não fica nada feminino.

E o Carnaval de vocês, como foi?


Crystal Castles - Black Panther

quinta-feira, 3 de março de 2011

Wishlist de inverno: Duffle Coat

O verão já está acabando e o outono já vem se aproximando aqui no Brasil, e eu já estou pensando no que vou querer usar no friozinho delícia que faz aqui no Sul. O ítem mais recente dessa minha wishlist de inverno é um duffle coat.

Ilustração da artista russa Yelena Bryksenkova

Esses casacos ficaram famosos durante a Primeira Guerra por serem usados pela Marinha Real Britânica e por isso eles compõem um ótimo look navy de inverno. A característica mais marcante de um duffle coat são os quatro fechos de corda e madeira (pode ser de chifre de búfalo, ou de plástico mesmo), e eu adoro o capuz e os bolsos frontais.

Burberry Prorsum A/W 2011 - Cassette Playa A/W 2011

Asos - Sebastiano por O Alfaiate Lisboeta

Lindos, né? O difícil é saber onde encontrar por aqui. O jeito é correr pro vintage ou caçar algum precinho camarada pela internet. Se alguém aí souber, me avisa!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Meu Moleskine

Desde que eu ganhei meu primeiro Moleskine no ano passado eu o tenho como meu maior xodó, e com ele eu desenvolvo meu estilo e técnicas de desenho (com algumas colagens também). Esse vídeo é apenas um teaser do que eu já desenhei nele até agora, já que a qualidade não é boa e não dá pra notar muitos detalhes. Ainda vou digitalizar e compartilhar alguns deles por aqui em breve!